Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de março de 2010

CRISTO A ROCHA

1Pedro 2.1-9

Introdução:
Uma casa só terá segurança se construída na Rocha
A parábola contada por Cristo: A casa na areia caiu.
Há muitos que estão construindo suas vidas na areia ou quanto muito sobre pedregulhos.
Porque devemos construir as nossas vidas na Rocha: Porque Cristo é a Rocha...

I – A ROCHA FERIDA
.
Ex 17.6. - Eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha em Horebe; ferirás a rocha, e dela sairá água, e o povo beberá. Moisés assim o fez na presença dos anciãos de Israel.
1Co 10.4 - e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.

II – A ROCHA PRECIOSA.
Is 28.16 - Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge.
1Pe 2.6,7 - Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. 7  Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular

III – A ROCHA ANGULAR.
Mt 21.41-42 - Responderam-lhe: Fará perecer horrivelmente a estes malvados e arrendará a vinha a outros lavradores que lhe remetam os frutos nos seus devidos tempos. 42  Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?
Ef 2.20 - edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; Também Mt 16.18.

IV – A ROCHA VIVA.
2Sm 23.3 - Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Aquele que domina com justiça sobre os homens, que domina no temor de Deus,
1Pe 2.4 - Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,

V – A ROCHA INCOMPARÁVEL.
Dt 32.31 - Porque a rocha deles não é como a nossa Rocha; e os próprios inimigos o atestam.
1Sm 2.2,3 - Não há santo como o SENHOR; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus. 3  Não multipliqueis palavras de orgulho, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o SENHOR é o Deus da sabedoria e pesa todos os feitos na balança.

VI – A ROCHA DE REFÚGIO.
2Sm 22.2,3 - 2 E disse: O SENHOR é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; 3  o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte e o meu refúgio. Ó Deus, da violência tu me salvas.
2Sm 22.47 - Vive o SENHOR, e bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja o meu Deus, a Rocha da minha salvação!

VII – A ROCHA ONIPOTENTE.
Dn 2.34,35 - 34  Quando estavas olhando, uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos, feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou. 35  Então, foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a palha das eiras no estio, e o vento os levou, e deles não se viram mais vestígios. Mas a pedra que feriu a estátua se tornou em grande montanha, que encheu toda a terra.
Sl 40.1,2 - 1 Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. 2  Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos.

Conclusão:
Você pode construir a sua vida sobre a Rocha.  - Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25  e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. (Mateus 7:24-25)
Você pode tropeçar na Rocha.  - Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó. (Mateus 21:44)
Você pode rejeitar a Rocha. 1Pd 2.7,8
Você pode desprezar a Rocha. Dt 32.15,16
Mas, engordando-se o meu amado, deu coices; engordou-se, engrossou-se, ficou nédio e abandonou a Deus, que o fez, desprezou a Rocha da sua salvação.  Com deuses estranhos o provocaram a zelos, com abominações o irritaram. (Deuteronômio 32:15-16)
OU ENTÃO..
Chegar até a Rocha. 1Pe 2.4 - “Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,” (1 Pedro 2:4)

Nenhum comentário: