Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de março de 2010

QUANDO O POUCO OU O QUASE FAZEM DIFERENÇA

“Com efeito, Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo. Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos.”
(Salmos 73:1-2)

Introdução:
  1. Você já parou para pensar como o POUCO ou o QUASE muitas vezes fazem diferença?
  2. Um pouco de fermento leveda toda a massa.
  3. Um pouco de sujeira num copo de água contamina toda a água.
  4. Por pouco tempo podemos perder uma oportunidade, um ônibus, uma tragédia pode ser evitada.
  5. Um pouco doado por muitos se torna em uma grande soma.
  6. Um pouco de alegria e ânimo pode fazer uma grande diferença em uma organização.
  7. Um pouco de ódio e amargura pode fazer um grande estrago para toda vida.
  8. Na semana do Natal um menino caiu num poço abandonado e por pouco não morreu.
  9. Na vida alguns quase morrem outros quase vivem. Eu creio que isto está condicionado a duas coisas ao temor a Deus e ao estilo de vida que vivemos.

A PALAVRA DE DEUS NOS TRAZ ALGUMAS OCASIÔES EM QUE O POUCO OU O QUASE FAZEM DIFERENÇA:


I - Salmos 73:2  Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos.

  1. O quase ou o pouco fez diferença porque ele entrou no santuário:
  2. “até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles”.
  3. A nossa lealdade aos cultos faz diferença nestas horas.

II - Salmos 119:87  Quase deram cabo de mim, na terra; mas eu não deixo os teus preceitos.
  1. Muitos desistem de Deus por qualquer besteira.
  2. O salmista quase perdeu sua vida, mas não desistiu da Palavra de Deus.
  3. Salmos 37:10  Mais um pouco de tempo, e já não existirá o ímpio; procurarás o seu lugar e não o acharás.

III - Mateus 24:12  E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.
  1. Estamos vivendo esta época.
  2. Mas ainda bem que há um quase, porque Deus espera que você faça esta diferença.

IV - Gênesis 25:30  e lhe disse: Peço-te que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido. Daí chamar-se Edom.
  1. A historia de Jacó e Esaú
  2. Esaú trocou a bênção de Deus na sua vida por pouco coisa.
  3. “nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura. Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado.” (Hebreus 12:16-17)

V - 1 Reis 17:12  Porém ela respondeu: Tão certo como vive o SENHOR, teu Deus, nada tenho cozido; há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou preparar esse resto de comida para mim e para o meu filho; comê-lo-emos e morreremos.
  1. A viúva de Sarepta tinha somente um punhado de farinha e um pouco de azeite. Mas colocou o pouco que tinha a disposição de Deus.
  2. “Porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR fizer chover sobre a terra.” (1 Reis 17:14)
  3. A moedinha da viúva pobre. Mc 12.42 “O pouco que ela deu era o seu tudo”.

VI - Provérbios 6:10  Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso,
  1. Provérbios 24:33  Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso,
  2. O preguiçoso fala: só mais um pouquinho, espera um pouco, mas este pouco nunca chega, somente as conseqüências:
  3. “ assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado.” (Provérbios 6:11)

VII - Eclesiastes 10:1  Qual a mosca morta faz o ungüento do perfumador exalar mau cheiro, assim é para a sabedoria e a honra um pouco de estultícia.
  1. Uma pequena mosca morta pode estragar um  frasco inteiro de perfume.
  2. Uma vida inteira de vitória pode ser prejudicada por uma derrota.
  3. Um pouco de fermento leveda a massa: 1 Coríntios 5:6  Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? - Gálatas 5:9  Um pouco de fermento leveda toda a massa.

VIII - 1 Pedro 5:10  Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.
  1. Às vezes é necessário sofrer um pouco, mas para o Cristão, após uma noite de choro, sempre vem o amanhecer do riso.
  2. Devemos examinar qual o motivo de Deus em permitir as provas.

IX - “Então, Agripa se dirigiu a Paulo e disse: Por pouco me persuades a me fazer cristão. 29  Paulo respondeu: Assim Deus permitisse que, por pouco ou por muito, não apenas tu, ó rei, porém todos os que hoje me ouvem se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias. 30  A essa altura, levantou-se o rei, e também o governador, e Berenice, bem como os que estavam assentados com eles;” (Atos 26:28-30)
  1. O rei por pouco não foi salvo.
  2. Muitas pessoas rejeitam a Jesus por pouco, e por pouco continuam perdidas.

Conclusão:
  • Um homem  quase chegou ao céu, mas infelizmente faltou tão pouco, faltou apenas dizer sim para Jesus, morreu inesperadamente sem salvação.
  • Outro homem por pouco não foi para o inferno: Por causa de sua depravação chegou a beira da morte, mas disse sim para Jesus, hoje perduado, curado é um servo de Deus.
  • Qual é a sua história?

Um comentário:

Anônimo disse...

Palavra abençoada!