Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de maio de 2017

CRESCIMENTO ESTRATÉGICO


Isaías 54.2-4

Versões Bíblicas: (vs. 2)

2 Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas.

Aumente a sua barraca, torne ainda maior o lugar onde você mora e não faça economia nisso. Encompride as cordas da barraca e  pregue bem as estacas. BLH.

Ensancha el sítio de tu tienda, y las cortinas de tus habitaciones sean extendidas; no seas escasa; alargas tus cuerdas, y refurza tus estacas.

Versão Cassiodoro de Reina.


 

Introdução: Que diferença faz? Um ancião recolhia algumas estrelas do mar, entre milhares na praia, e as devolvia às águas; até que alguém pergunta que diferença faz devolver estas poucas às águas? Para esta eu fiz diferença, responde ele.

O crescimento de uma igreja, de uma empresa ou de um indivíduo em particular depende da visão e estratégia. Uma casa mal iniciada ou sem base firme cai ou fica sem possibilidade de aumento. Um exército sem nenhuma estratégia perde a batalha. Um navio sem rota fica a deriva, um viajante que não sabe aonde ir não passa de um andarilho. Quem não é fiel no pouco não receberá o muito. Quem conforma em mendigar nunca terá o gozo de trabalhar por alcançar aquilo que é seu; quem não planta sonhos não colhe satisfação de concretizá-los.

Este versículo de Isaías nos apresenta cinco itens para um crescimento sadio e real:

1.   Amplia o lugar de tua tendaUma visão ampla das possibilidades. Nos tempos antigos as terras demarcadas eram de quem demarcava bastando apenas tomar posse. Uma visão do que somos em Cristo; uma visão do que temos em Cristo; uma visão do que podemos conquistar em Cristo. Davi disse: “com meu Deus desbarato exércitos com meu Deus salto muralhas”.

A Bíblia nos fala de um homem descendente de Judá chamado Jabez:

“Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o nome do Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.” 1Cr 4.8-10

Jabez não se conformou com o destino de aflição que lhe foi imposto, mas ora a Deus e demarca o que queria conseguir.

Jesus Disse: “Erguei os vossos olhos e vede os campos...” Quem passa a vida olhando para o chão não vê as estrelas brilharem. Perde a colheita, perde a oportunidade.

 

2.   Estenda-se as cortinas da tua habitação – Fala-nos da estratégia, Deus espera uma manifestação de fé, o tamanho do toldo é o tamanho de nossa fé. Se planejarmos uma tenda para dez pessoas, vamos lutar por dez pessoas, se planejarmos uma tenda para mil lutaremos para alcançar mil, com algumas exceções. É preciso ser estratégico para alcançar aquilo que almeja: Elizeu jogou farinha na fonte onde as águas eram amargas e todo o rio ficou saudável. Vá direto às fontes.

Numa granja tudo ia mal, os funcionários não eram fiéis, a produção era pequena, os lucros eram insuficientes para pagar as despesas. Até que o dono recebeu um amuleto de um sábio, devia passear com o amuleto três vezes ao dia por cada setor da granja, que tudo melhoraria. E tudo se normalizou e os lucros apareceram. “Se queres que as coisas melhorem, deves acompanhá-las constantemente”.

3.   Não Impeças - Não tenhas medo de tentar – Não nade para trás, não sejas mesquinho, não pense pequeno, não sejas medroso ou sem fé, não sejas econômico demais. Todo investimento é um risco que se corre. Há obstáculos a serem vencidos. Busque atingir com afinco, brio e perseverança os alvos os propósitos estabelecidos diante de Deus. Não deixe que o seu eu, seu medo e sua falta de fé o impeça de construir algo duradouro para eternidade. Hb 11.6 nos diz que sem fé é impossível agradar a Deus, portanto é necessário que todo aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e se torna galardoador dos que o buscam.

O macaco joga um côco na cabeça de um homem que passava, o homem bebe a água, come a popa e da casca faz um capacete. E depois virando-se para o macaco diz: “Obrigado pela crítica”.

4.   Alonga as tuas cordasComece a providenciar os meios, os contatos, as pessoas os recursos. Os passos para alcançar o alvo. Tem que dar o primeiro passo – sem ação não se alcança nada. Aumente seu raio de ação, busque atingir mais longe do que sempre atingiu. O homem de ação comete muitos erros, mas não comete o maior de todos, o de não fazer nada. Não seja medíocre. O camponês estava conformado com sua vaquinha e o leite que ela lhe dava, até o dia em que ela morreu. Descobriu que sua terra era produtiva. “Por que Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, amor e moderação”. 2Tm 1.7.

5.   Firma bem as tuas estacasFortaleça bem as tuas estacas. São os preventivos para que a casa fique sempre em pé. Os princípios, o cerne que não pode de forma nenhuma vacilar. Uma igreja só cresce se estiver alicerçada na Palavra de Deus. Em Cristo a Rocha. Princípios bíblicos não se discutem, obedece-se. Em cima da Palavra de Deus estabeleça a sua filosofia do que realmente é importante e prioritário para ampliar as fronteiras e conseguir o melhor para Deus. Js 1.8

 

Conclusão: Vai ficar parado porque? Está bom assim? Quem encruza os braços e fica olhando para o tempo, nunca segará. Nos diz o sábio pregador:

“Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Semeia pela manhã a tua semente e a tarde não repouses a tua mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas”. Ec 11.4-6

 

 

 

A casa para estabelecer- se precisa passar por uma DECORAÇÃO.

 

DECORação – DECOR - Cada um sabe onde quer chegar, conhece décor as regras, os alvos, as estratégias, seus ideais e sua missão idividual.

deCORAÇÃO – CORAÇÃO - Todos devem se entregar de coração a causa. Unir-se em torno do ideal comum. Amar como Cristo.

decORAÇÃO – ORAÇÃO - Um dialogo constante com Dono, Provedor, Diretor e Arquiteto da Casa.

DecoRAÇÃO  - RAÇÃO - Bem nutridos na Palavra de Deus. Estar em Cristo para dar muito fruto.

DecorAÇÃO – AÇÃO - No Zelo não são remissos. Prática imediata do aprendizado.

DECORAÇÃO – DECORAÇÃO - A casa do Mestre fica mais bonita quando há união, trabalho, e flores perfumadas.

Nenhum comentário: