Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de junho de 2015

A ORAÇÃO DO PAI NOSSO


A Oração do Pai Nosso

           
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;  o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;  e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;  e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!

(Mateus 6:9-13)

A

 
Oração doPai Nossotem sido usada por muitíssimas pessoas de forma errada e com objetivos errados: Como fórmula mística publicada em jornais por dias consecutivos com o objetivo de alcançar graças. Como penitência, castigo ou flagelo pelo pecado repetindo-a por inúmeras vezes de acordo com a gravidade do pecado. Como amuleto contra males, escrita em bilhetes, em colares de bolinhas carregados no pescoço (rosário), ou ainda conservando a Bíblia aberta na página da oração. Sabemos que esta oração é poderosíssima e pode penetrar os céus e atingir o coração de Deus quando a fizermos de maneira correta cumprindo os princípios nela estampados, pois foi este o objetivo do Senhor Jesus ao ensiná-la, e por isso o diabo tem procurado desvirtuar o povo de seu verdadeiro significado. Ela não é uma fórmula milagrosa que age por si só, mas são princípios que precisam ser praticados e seguidos em qualquer oração com sinceridade e coração para atingir o coração do Pai. Citar a Bíblia e até mesmo carregá-la sem, contudo viver os seus princípios será como deixar a Bíblia aberta para a poeira no canto da sala, não produzirá nada em nossa vida.

 

 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles receberam a recompensa.  Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que em secreto, te recompensará.  E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.  Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. (Mateus 6:5-8)

                               Veja a seguir os sete princípios da oração:

 
1.  O princípio da adoção:

Pai Nosso que estás no céu...- Mt 6.9.

E em Lc 11.2 simplesmentePai.

E

ste princípio nos ensina que para orarmos oPai Nossoprecisamos nos tornar filhos de Deus mediante o novo nascimento. Em Efésios 1.5 está escrito que Deus nos predestinou para a adoção de Filhos mediante Jesus. Em Jo 1.12 diz que aqueles que crêem em Jesus e o recebem se tornam filhos de Deus: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;. Portanto somente os filhos podem clamar Aba Pai. Gl 4.5,6: ... para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.  E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!E é esta filiação que nos distingue do mundo. 1Jo 3.1,2. Você se tornou filho de Deus pela fé? Então poderás orarPai Nosso que estás no céu.... Muitas pessoas que rezam oPai Nosso, nunca tiveram uma real experiência de conversão ou novo nascimento, se este for o seu caso, peça a Jesus Cristo que entre em seu coração e seja o Salvador de sua vida, e o receba pela fé. Assim você realmente poderá dizer:Pai Nosso que estás no céu.

 
2.  O princípio da santificação do Nome de Deus.

Santificado seja o teu nomeMt 6.9

Santificado seja o teu nomeLc 11.2

O

 Nome que nos foi dado para ser adorado, venerado, exaltado e honrado no céu e na terra é o Nome de Jesus. A palavrasantificarsignifica separar, colocá-lo acima de tudo e no centro de nossas vidas. 1Pd 3.15. O Nome que nos foi dado no Novo Testamento para chegarmos ao Pai é o Nome do Senhor Jesus Cristo o prometido Emanuel. E sem este Nome não podemos chegar ao Pai. Jo 14.6:Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

            E não salvação em nem um outro nome: At 4.12: E não salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

 E as Escrituras nos dizem ainda que Ele é o único mediador entre Deus e os homens. 1Tm 2.5,6: Porquanto um Deus e um Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,  o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.

 E somente neste Nome estamos autorizados a orar. Jo 14.13,14. Você tem orado ao Pai somente no Nome de Jesus? Então você pode dizerSantificado seja o vosso nome.

 
3.  O princípio do amor pela volta de Jesus.

Venha o teu reinoMt 6.10

Venha o teu reinoLc 11.2

O

 reino de Cristo será precedido pelo (1) arrebatamento (Subida secreta da igreja para o céu, ou seja, todo os que crêem em Cristo), (2) Tribulação (O domínio do anticristo por sete anos e os juízos de Deus) e (3) a gloriosa revelação de Cristo (sua vinda visível a terra para julgar e reinar). Quando estamos orando pelo seu reino estamos orando pela sua volta e pelo seu domínio e poder Mt 6.13. A oração pela volta e Jesus é comum nas Escrituras. Ap 22.7,12, 17: Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.

E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.

O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.

Os cristãos primitivos oravamMaranataque quer dizervem Senhor Jesus1Co 16.22. Mas para orarmos pela sua volta precisamos estar preparados para encontrarmos com Ele, pois um dos motivos que Ele ainda não veio segundo as Escrituras é por que na sua longanimidade e amor Ele está esperando que mais pessoas se arrependam de seus pecados e se salvem. 2Pd 3.9. E de todos os confins da terra haverá pessoas que se salvarão. Ap 5.9,10. Você tem falado aos perdidos que a salvação é unicamente em Cristo? Então poderás orarVenha o teu reino.

 
4.  O princípio da Vontade de Deus.

faça-se a tua vontade assim na terra como no céu

Mt 6.10

E

ste princípio nos fala que em tudo devemos nos sujeitar a vontade de Deus revelada na Bíblia, seja na nossa maneira de andar ou em nossas orações. A Bíblia nos diz em 1Jo 5.14,15 que se pedirmos segundo a sua vontade seremos atendidos, e também que se pedirmos fora da vontade de Deus não receberemos Tg 4.2,3. Jesus, quando estava aqui como humano, se sujeitou à vontade de Deus. Lc 22.42. a Bíblia também nos diz que a vontade de Deus é boa agradável e perfeita. Rm 12.1,2, e que nós devemos procurar compreender qual é a vontade de Deus para a nossa vida. Ef. 5.18, e Ele satisfará aos desejos de nosso coração. Sl 37.5,6. Você tem se sujeitado a vontade de Deus descrita nas paginas da Bíblia? Então poderás orarFaça-se a tua vontade assim na terra como no céu.

 

5.  O princípio da Petição.

Pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Mt 6.11

O pão nosso cotidiano dá-nos de dia em diaLc 11.3

A

 Palavra de Deus nos diz para não andarmos ansiosos de coisa alguma, mas levarmos todas as nossas ansiedades para Deus. Fl 4.6,7, 14, e que Ele está cuidando de nós 1Pd 4.7:Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. Este princípio nos mostra que devemos sempre nos achegar ao Pai por meio de Jesus em oração e Ele dará boas coisas aos que lhe pedirem. Mt 7.7-11. Quando pela manhã ao sair par o trabalho oramos pela nossa jornada de trabalho estamos orando pelo pão e estamos orando o Pai Nosso. Você tem levado a Jesus Cristo suas necessidades diárias? Então terás oradoO pão nosso cotidiano dá-nos hoje.

 

6.  O princípio da comunhão.

Perdoa as nossas dívidas assim como nós temos perdoado aos nossos devedores.Mt 6.12

Perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deveLc 11.4.

É

 impossível de termos comunhão com Deus se não tivermos em comunhão com os nossos irmãos. E se não estivermos em comunhão com nossos irmãos nossas orações não serão atendidas, e nem mesmo os pedidos de perdão, pois não estaremos sendo sinceros e coerentes (Para quem não se arrepende não perdão). 1Jo 1.5-7, 9-11. O profeta Isaías fala que é os nossos pecados que fazem separação entre nós e nosso Deus e são eles que impedem que Deus nos ouça. Is 59.1,2 e por isso a necessidade de confessarmos a Deus os nossos pecados e perdoar ao nosso próximo. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça. (1Jo 1.9). Amor é a característica principal do discípulo de Cristo Jo 13.34,35. E aquele que ama perdoa Cl 3.13; Ef 4.32. Você confessou os seus pecados a Jesus Cristo e tem perdoado o seu próximo? Então poderás orarPerdoa os nossos pecados, pois tenho perdoado aos que me devem.

 

7.  O princípio do socorro nas tentações.

Não nos deixe cair em tentação mas livra-nos do mal.

Mt 6.13

Não nos deixe cair em tentação.Lc 11.4

O

 próprio Senhor Jesus Cristo orou para que fôssemos livres do mal em Jo 17.15,20. E também mandou que orássemos para não cair em tentação Mt 26.41. E a Palavra de Deus nos os recursos para vencê-la. 1Co 10.13; 2Co 10.4,5. E também nos diz que Jesus é poderoso para socorrer os que são tentados Hb 2.18. E que podemos nos achegar confiantemente junto ao trono da graça para receber misericórdia e graça para socorro. Hb 4.14-16. E que Ele pode salvar totalmente os que por Ele se achegam a Deus, vivendo sempre a interceder por eles. Hb 7.25. Você tem orado a Cristo para vencer as tentações? Então você tem oradoLivra-me do mal.

 
Concluímos

 
P

ara orar o Pai Nosso precisamos viver as suas palavras e expressá-las em parte ou o todo, conforme a necessidade do momento, vivendo os seus princípios, as palavras podem ser sinônimas mas, têm que partir do coração e de uma forma sincera. Você gostaria de orar o Pai Nosso na sua íntegra? Então se torne hoje seu filho pela em Jesus Cristo. Ore somente no nome de Jesus Cristo e faça a sua vontade. Viva as suas palavras conforme expressamos neste estudo e sua oração atingirá os céus.

Nenhum comentário: