Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de março de 2010

O QUE DEUS FAZ COM OS NOSSOS PECADOS

Texto Mq 7.18-20
Introdução:
Não é preciso ir muito longe para nos depararmos com a realidade do pecado, basta olharmos em nossa volta ou  mesmo para dentro de nós mesmos. Pecaria aquele que afirmasse não pecar e estaria enganando a si próprio. (1Jo 1.8) Emery H. Bancroft afirma: “A consciência testifica inequivocamente da realidade do pecado. Ninguém, que tenha idade de responsabilidade, tem vivido livre de senso de culpa pessoal e contaminação moral. O remorso da consciência, por causa do mal praticado, persegue a todos os filhos e filhas de Adão, ao passo que as conseqüências entristecedoras e terríveis do pecado são vistas através da deterioração física, mental e moral da raça.”

Definições teológicas do pecado:

  1. “Pecado é errar o alvo”. (Harmatía)
  2. “Pecado é transgressão a lei de Deus”.
  3. “Pecado é Desejo desordenado ou concupiscência”.
  4. “Pecado é insubordinação” (Desobediência deliberada).
  5. “Pecado é não conformar com a lei de Deus” (Desejos, atos e pensamentos).
  6. “Pecado é preferir a si e não a Deus”. (Egoísmo)
  7. “Atitudes erradas para com Deus e o próximo.”


ST: O QUE DEUS FAZ COM OS NOSSOS PECADOS:

1. Lança nas profundezas do mar.
Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e que te esqueces da rebelião do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na benignidade.  Tornará a apiedar-se de nós, subjugará as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.  Darás a Jacó a fidelidade e a Abraão, a benignidade que juraste a nossos pais, desde os dias antigos. (Miquéias 7:18-20 RC)

2. Afasta de nós.
Quanto está longe o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. (Salmos 103:12 RC)

3. Lança para traz de si.
Eis que, para minha paz, eu estive em grande amargura; tu, porém, tão amorosamente abraçaste a minha alma, que não caiu na cova da corrupção, porque lançaste para trás das tuas costas todos os meus pecados. (Isaías 38:17 RC)

4. Torna branco como a neve.
Vinde, então, e argüi-me, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. (Isaías 1:18 RC)

5. Remove
Naquele dia, haverá uma fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém, contra o pecado e contra a impureza. (Zacarias 13:1 RC)

6. Tira
No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (João 1:29 RC)

7. Esquece
Porque serei misericordioso para com as suas iniqüidades e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. (Hebreus 8:12 RC)

8. Carrega
levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. (1 Pedro 2:24 RC)

9. Perdoa
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (1 João 1:9 RC)

10. Apaga
Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. (Salmos 51:1 RC)

Conclusão:
Você já recebeu de Deus o perdão para os seus pecados?
Ele quer perdoa-lo agora, vá a Ele arrependido!

2 comentários:

José NIlton Barbosa da Silva disse...

Graça e Paz!
Colega. O amado não me conhece. Sou pastor na Segunda Igreja Batista Missionária em Brumado. e encontramos o seu blog, achei muito interessante e edificativo. Deus o abençoe!

G6PH disse...

Estas palavras das muitas reflexões que podemos ter eu destacaria uma, pecado é algo tão maléfico que Senhor o distancia de nós parra tão longe que chega ir as profundezas do mar. Nosso pai assim como pai que sou não quer deixar nada próximo de mim que me faca mal.