Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

PAI, UMA PALAVRA DE PESO


“Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.” (Mateus 5:48)

Introdução: 
1. Porque está palavra pesa? Porque esta palavra é usada para referir-se ao Pai Celeste. E ser Pai envolve a necessidade de sermos seus imitadores.
2. Ser Pai implica automaticamente um compromisso de honrar o nome O qual é invocado por nós e por muitíssimos outros.

3. Ser pai implica em tornar-se responsável por aquele que foi gerado para sempre incondicionalmente.

4. Ser Pai significa partilhar, proteger, sustentar e disciplinar.

5. Ser pai é desfrutar da benção de possuir um filho (s) ou uma filha (s), mas é também estar disposto a sofrer com ele em suas lutas.  

I - SINÔNIMOS DA PALAVRA PAI

1. Autoridade

Deus chama suas criaturas para viverem sob autoridade. Ele é a nossa autoridade e outorgou autoridade a pessoas, dentro das instituições que estabeleceu (lar, igreja, estado, negócios). Vocês não devem se envergonhar de serem autoridades sobre seus filhos.

Vocês exercem autoridade como agentes de Deus. Não devem orientar seus filhos segundo seus próprios interesses e conveniência. Precisam orientá-los segundo os padrões de Deus para o bem deles.

Nossa cultura tende continuamente a assumir os extremos. Em autoridade, tendemos a um autoritarismo excessivo .. ou a uma postura fraca.

Jesus é o exemplo desse estilo de vida. Aquele que tem o comando, Aquele que possui toda autoridade veio como um Servo. Ele é o Soberano que serve; também é o Servo que governa. Ele exerce a autoridade soberana que é gentil autoridade exercida em favor de seus súditos. Em João 13.3,

    Como pais, vocês precisam exercer autoridade. Precisam exigir a obediência de seus filhos, visto que eles são chamados por Deus a obedecerem e honrarem vocês. Precisam exercer autoridade, não como um cruel carrasco, mas como quem verdadeiramente os ama. 

2. Amor

Deus é amor, Deus manifesta o seu amor a suas criaturas através da sua graça e misericórdia. Assim os pais devem amar os seus filhos. Os filhos devem aprender a amar através de bons exemplos.

3. Justiça

Deus é justo, Deus não admite o erro, não aprova o pecado mas ama o pecador. Assim os pais devem agir com justiça para com os seus filhos.

4. Comunhão íntima

§ Marcos 14:36 E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres.

§ Romanos 8:15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.

§ Gálatas 4:6 E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!

§ Aba Pai é uma relação pessoal intima com o Pai - Papai, paizão ou paizinho. 

II - OFÍCIOS DO PAI:

1. PROTETOR

§ “De Benjamim disse: O amado do SENHOR habitará seguro com ele; todo o dia o SENHOR o protegerá, e ele descansará nos seus braços.” (Dt 33:12)

2. SUSTENTADOR

§ “Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?” (Mateus 6:26)

§ “9 Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? 10 Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 11 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?” (Mateus 7:9-11) 

3. DISCIPLINADOR

§ “4 Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue 5 e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; 6 porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. 7 É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? 8 Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.” (Hebreus 12:4-8)

§ “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela.” (Provérbios 22:15)

§ “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.” (Provérbios 29:15)

O que é a vara? A vara é um pai, com fé em Deus e com fidelidade para com seu filhos, que assume a responsabilidade do uso oportuno, cometido e controlado da punição física, a fim de enfatizar a importância de obedecer a Deus, assim resgatando seu filho de continuar em sua insensatez até a morte.

Distorções da vara: Visto que o conceito de vara enfrenta dias difíceis em nossa cultura, precisamos limpar as nossas mentes de conceitos distorcidos. Não estamos advogando os conceitos errados divulgados pela imprensa.

Não dá o direito a manter um temperamento descontrolado (Tg 1.20), Não dá o direito de bater em seus filhos quando desejar, não é o extravasar de sua frustração, não é retribuição e sim restauração, não deve estar associada a ira.

Objeções comuns à vara:

§ Amo demais meus filhos para bater neles. Quem se beneficia? “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.” (Provérbios 13:24)

§ Tenho medo de machuca-lo – Talvez traga na memória a forma em que foi disciplinado.

§ Tenho medo que esta pratica o torne rebelde e irado. “Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma.” (Provérbios 29:17) A disciplina é um bálsamo, uma terapia, restaura a alma ferida pelo pecado e o prepara para vida.

§ Isso não funciona – A incoerência e o uso inconsistente. A pesquisa: O que o filho tinha mais medo: Quebrar o vaso caríssimo ou desobedecer alguma ordem. Respondeu quebrar o vaso. (Os filhos não devem ser disciplinados por erros acidentais).

§ Medo de ser preso por abuso infantil. Os filhos precisam confiar nos pais.

§ O fruto da vara pode ser comparado com um navio com a carga toda de um lado: A vara e a comunicação precisam ser equilibradas.

4. PASTOR

O pai é o guia do filho. Este processo de pastorear ajuda a criança a entender a si mesma e ao mundo em que vive. O pai pastoreia o filho através da avaliação deste e de suas reações. Ele o pastoreia a fim de que entenda não apenas “o que” de suas ações, mas também o “por quê”. Como o pastor de seu filho, você quer ajudá-lo a entender a si mesmo como uma criatura feita por Deus e para Ele. Você não pode mostrar-lhe estas coisas meramente pela instrução; deve guiá-lo no caminho da descoberta. Precisa pastorear seus pensamentos ajudando-o a aprender o discernimento e a sabedoria.

Este processo de pastorear é uma rica interação com seu filho, mais rica do que simplesmente dizer-lhe o que fazer e pensar. Pastorear envolve investir sua vida em seu filho, através de uma comunicação aberta e honesta que expõe o significado e o propósito da vida. Não é simplesmente direção, mas sim direção em que há auto-revelação e compartilhamento. Valores e vitalidade espiritual não são simplesmente ensinados, mas assimilados.
 
III – SETE DESEJOS DE UM PAI

1. Que seu filho (a) se salve.

2. Que seu filho (a) seja uma pessoa bem-aventurada segundo a Palavra de Deus.

3. Que seu filho (a) tenha saúde física, mental e espiritual.

4. Que seu filho (a) conserve suas virtudes: Amor, respeito, honestidade, trabalho, santidade, clarividência, e prontidão

5. Que seja um servo (a) de Deus com um coração puro.

6. Que seu filho (a) tenha uma vida normal e feliz.

7. Que seu filho (a) venha até a frente e lhe de um abraço.

Nenhum comentário: