Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de março de 2020

DESFALECENDO DE SAUDADES




“Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim.” (Jó 19:25-27)

Introdução:
sau.da.de - s. f. 1. Recordação nostálgica e suave de pessoas ou coisas distantes, ou de coisas passadas. 2. Nostalgia.
nos.tal.gi.a - s. f. Tristeza e abatimento mais ou menos profundos causados pelo afastamento de lugares, pessoas ou coisas que se amam e pelo desejo de as tornar a ver. Dic Michaelis

Na Palavra de Deus aparece 11 vezes esta palavra.
1.      Labão disse que Jacó partiu de sua casa porque estava com saudade da casa de seu pai. (Gn 31.30)
2.      Entre as maldições de não guardar a lei incluía a saudade que os pais sentiriam dos filhos que seriam levados sem poder nada fazer. Dt 28.15,32.
3.      A Bíblia fala de um rei chamado Jeorão que reinou 8 anos em Jerusalém e partiu sem deixar saudades. 2Cr 21.20.
4.      A saudade do marido pela esposa, ou de Cristo por sua igreja em Ct 7.10.
5.      Saudades dos exilados de sua terra. Jr 22.27;
6.      A saudade dos Coríntios pelo Apóstolo Paulo. 2Co 7.7
7.      A saudade do Apóstolo pelos seus filhos. 2Co 7.11; Fp 1.8 - Pois minha testemunha é Deus, da saudade que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus.
8.      Um cooperador de Paulo chamado Epafrodito que de saudade chegou a beira da morte. Fp 2.26
9.      De modo que a saudade é um sentimento comum nos corações dos seres humanos até mesmo os servos de Deus Jacó, Epafrodito, Paulo e Jó sentiram saudades em alguma ocasião em sua vida.
10.  Quem nunca sentiu saudade de uma pessoa, de um lugar, de um momento, de um afeto? Dos tempos passados da infância, da Juventude, de uma fase especial de sua vida?
11.  Como servo de Deus, sentimos muitas saudades, de familiares que ficam para trás, de irmãos que nos abençoaram em outros ministérios, de amigos que gostaríamos de rever... Mas há uma saudade que é maior de todas, talvez, a mesma do Patriarca Jó: Os tempos de benevolência na presença de Deus.
12.  O coração de Jó desfalecia de saudades de Deus. Jó 14.15; 19.27

EU TENHO SAUDADES DE CRENTES COMO...

✓  Enoque  que andava com Deus de tal forma que Deus o tomara para si.
✓  Noé  que era justo e íntegro diante de seus contemporâneos e achou graça diante de Deus.
✓  Abraão  rejeitou toda sua riqueza saindo pela fé para uma pátria prometida que não conhecia. E que deu o privilégio para seu sobrinho a palavra de escolha.. O seu ministério de intercessão. 50 justos, 40, 30, até chegar ao número de 10.
✓  José e sua “perseverança” em fugir do mal. A forma de entender os propósitos de Deus e perdoando seus irmãos.
✓ Moisés que diante do povo de Deus realizou maravilhas, abriu o mar, era paciente  mas que derreteu o ouro do bezerro e deu para o povo rebelde beber, que quebrou as tabuas de pedra, que orou e a terra levou vivos para o inferno Corá e os demais revoltosos que se achavam mais santos que Moisés.
✓   que não deixou que as adversidades abalassem sua fé.
✓  Davi que pela fé enfrentou os mais terríveis gigantes que alguém pode imaginar.
✓  Salomão que seguia os passos justos de seu pai e que diante da oportunidade em sua vida de pedir o que quisesse, pediu apenas sabedoria para cumprir a sua missão.
✓  Elias – Que corajosamente desafiou pela fé os falsos profetas de sua época. Confiando que Deus lhe responderia na hora certa.
✓  Elizeu que não se intimidou com a zombaria dos moleques de Betel, que diziam sobe calvo: (talvez querendo dizer que ele era inferior que Elias que subiu ao céu), então vieram as ursas.
✓  Isaias que diante do chamado de Deus diz: Eis-me aqui SENHOR envia-me a mim, segundo a tradição foi cerrado pelo meio.
✓  Jeremias – Chorava pela salvação de seu povo.
✓  Ananias, Misael e Mesaque – Sua “teimosia” em não se dobrar diante do mal, mesmo face do micro-ondas do rei não vacilaram.
✓  Daniel – Sua “obstinação” em não se contaminar. Em que não tinha nada em sua vida que alguém pudesse justamente apontar o dedo.
✓  Dos apóstolos como Mateus que dava banquete e convidava os amigos em sua casa para ouvir a JESUS.
✓  De João o discípulo amado que se reclinava ao peito de JESUS.
✓  De Pedro que enfiava a cara por JESUS até mesmo onde sua fé não alcançava. Mas que preferia falhar agindo do que não fazer nada. Com intrepidez se levanta no dia de Pentecostes e converte três mil pessoas.
✓  De André que levava seus amigos e familiares para JESUS mesmo sem ser notado.
✓  De Tiago que foi decapitado pregando o Evangelho, mas não negou a sua fé.
✓  Paulo – que negou a sabedoria deste século para ganhar a Cristo e que apesar de sua severidade na Palavra, onde passava deixava saudades.
✓  De Barnabé – Que era eloqüente na Palavra e foi chamado filho da Consolação e seus conselhos pacificadores.
✓  De Timóteo – que desde menino era dedicado ao Estudo da Bíblia e que muito cedo entregou a sua vida para servir a Deus como Pastor.
✓  De dorcas – que fazia túnicas de linho para os necessitados...
✓  Dos Primeiros cristãos que deram sua vida por JESUS, levados as arenas como espetáculo humano tinha que enfrentar feras, fogo, espada, açoites e morte, mas não negaram a sua fé.
✓  Da minha adolescência (16 anos), quando na Aliança Bíblica de Porto Alegre... não tinha nada especial além de um violão, um órgão antigo de fole, o estudo de um pastor que falava com sotaque estrangeiro, mas todos os sábados os jovens estavam lá, animando um ao outro, compartilhando das vitórias da semana, e trazendo mais jovens para serem discipulados. Uma grande maioria participava da limpeza do templo, depois iam para quadra brincar com algum esporte e lazer, e as vezes, após as reuniões íamos para a casa de alguém onde ficávamos até muito tarde, no outro dia na EBD, estavam todos lá, e no culto da noite. Muitos dos jovens eram militares e estudantes, por isso foi criado um segundo culto de oração no meio da semana ás 6 horas da manhã, e lá estava o grupo perseverante naquelas manhãs de 3 graus negativos do RS.
✓  Da minha juventude com 16 anos fiz alguns cursos bíblicos, com 17 fui para o seminário, deixando família, amigos, estudos e trabalho seculares para trás. Só com uma mala de papelão e as mensalidades do seminário pagas pela igreja. (Sobrevivi pelos cuidados de Deus).
✓ De alguns irmãos como Manoelzinho que apesar de sofrer  paralisia infantil e alguns derrames andava mais ou menos 3  km arrastando suas pernas até a igreja – com um detalhe: (isto se repetia no domingo pela manhã e a noite  e na quarta de oração) e ainda durante a semana carpia lotes e plantava mandioca para sustentar a sua esposa e filho.
✓  Acima de Tudo de JESUS Cristo que deixou o exemplo para nós em deixar sua glória eterna, sofrer escárnio, o desprezo etc.
Conclusão:
•  Algumas destas saudades nunca poderão ser satisfeitas neste mundo. Mas o exemplo da fé pessoal de Jó nos fala ao coração:
•  “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim.” (Jó 19:25-27)
  Ilustração: O homem na barragem: Foi nadando até mais da metade, quando sentiu suas forças desfalecerem, voltar não podia, a solução era descansar boiando por alguns minutos e continuar até que um amigo em seu barco foi a seu encontro. Descanse nos braços de Deus. Ele diz: Vinde a mim todos que estão cansados e eu vos aliviarei. Leia Mt 11.28-30.

Nenhum comentário: