Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de junho de 2017

O QUE PREGAM AS SEITAS (10 "ISMOS")



   Você pode ter certeza que algum tipo de seita, ou várias ao mesmo tempo, o abordarão para por dúvidas na sua fé e tentar fazer de você um de seus prosélitos. Principalmente os chamados “Pescadores de Aquário” que procuram aqueles peixes que estão mais fáceis de ser apanhados, enganando com palavras fictícias. Muitos crentes novos se desviam ou ficam confusos, por causa de gente desta estirpe, a Bíblia os chama de palradores frívolos (Tt 1.10). E também nos exorta dizendo: “Cuidado que ninguém vos venha enredar. (Cl 2.4,816) E ainda exorta a não se deixar envolver com doutrinas estranhas. Hb 13.9”.
   O Apostolo Pedro bem profetizou sobre nossos dias, quando disse: "Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme." (2Pe 2:1-3)

CUIDADO COM OS “-ISMOS”!
         O comodismo, o anarquismo, o vandalismo o modismo são males que atacam a sociedade e tenta atacar a igreja de um modo geral. As seitas também se caracterizam por alguns “-ísmos” camuflados com os quais você precisará tomar cuidado:

1. Legalismo – Prega algumas obras para salvação, como guarda da lei de Moisés, vestimenta, corte de cabelo, abstinência de certos alimentos, jejuns, costumes e dias. Dirão para você que se não guardar alguns destes preceitos não poderá se salvar. Ef 2.8,9; Hb 6.1; 9.14; Is 64.6. Dirão que sua igreja não tem doutrina. Cl 2.16,17; 21,22.

2. Emocionalismo – Baseiam a sua salvação na experiência e nos seus sentimentos. Só estão salvos enquanto estão sentindo algo diferente, só aceitam como inspirados os textos que falam aos seus corações, só recebe o Espírito aquele que tem uma profunda emoção no seu coração e muito esforço. Quanto mais emoção mais poder. Gritam, choram, dão gargalhadas, desmaiam, pronunciam quaisquer sílabas que vem na mente e chamam de línguas estranhas que vem do Espírito, falam muito em fogo.. Provavelmente o acusarão de frio e dirão que você não tem o Espírito Santo. O culto destes não é racional. Rm 12.1,2; 1Co 14.26-40; Jr 17.9-11.

3. Curandeirismo – Quem não precisa ser curado de alguma coisa? Pregam que Deus cura todo mundo, ou que eles tem este poder dado por Ele. Tem cura em todos os seus cultos, só que as pessoas continuam doentes. De fato, Deus cura, já presenciamos muitas curas que foram para glória de Deus. Mas Deus cura todo mundo? (2Tm 4.20; Gl 4.13,14; 1Tm 5.23; 1Co 11.30) Geralmente aproveitam do momento delicado do enfermo para lhe dar falsa esperança e extrair dinheiro dele. Quando a cura não acontece acusam de falta de fé. Provavelmente alguém chegará para você e lhe oferecerá cura fácil e às vezes através de métodos que invocam um outro deus. O que é melhor, ser curado por um espírito maligno ou esperar em Deus?

4. Miraculismo – Shows de mágicas, pessoas caem ao chão num estalar de dedo, as bocas estão cheias de dentes de ouro (e as barrigas vazias), demônios vão e vem, são amarrados e soltos por um poderoso líder, ventos sopram e o fogo cai. Oh, que maravilha! Aleluias e amém por todo o lado. Mas qual é resultado de tudo isso? Quantas conversões? Quantas vidas foram transformadas pelo Evangelho? E no dia a dia estas pessoas são mais santas depois destes milagres? Até agora não! Pois bem, prefiro os milagres coerentes de minha igreja porque tenho certeza que vêm de Deus e pra que maior prova de poder do que a conversão de almas e a transformação de vidas que entre nós acontece. Estas seitas tentarão fasciná-lo com experiências pouco confiáveis de milagres e maravilhas que nunca aconteceram e as que acontecem, na sua maioria, não veem de Deus. Mt 7.22-23; 2Ts 2.9,10; Mt 12.39,40.

5. Prognostiscismo – A adivinhação sempre fascina, especialmente se alguém disser que vem de Deus e fala sobre a nossa vida. Quem não quer saber o caminho melhor a tomar na vida de negócio, sentimental e espiritual? Revelações dos problemas que alguém está passando, sobre quem está em pecado na igreja, enxergar a doença no seu interior, etc.. Geralmente as supostas revelações são em benefícios dos que revelam. O profeta que tem sonho conte-o apenas como sonho. Deus esqueceu de escrever algo em sua Palavra? 2Pe 1.3,4; 1Co 13.10. O que ele afirma sobre quem tenta adivinhar? Lv 19.26; Dt 18.10,14; 2Rs 21.6; Jr 14.14; 23.28; Ez 13.7,9, 23; At 16.16. A quem pertence as coisas encobertas? Dt 29.29. E o que  acontecia com os que profetizavam e não acontecia? Dt 18.20-22.

6. Espiritismo – Dentro deste “-ismo” existem dois tipos os declarados e os camuflados. Os declarados dirão que você tem um dom espiritual e precisa ir para os seus “centros” para desenvolvê-lo. Já os camuflados são mais perigosos, trazem o nome de “evangélicos”, mas seus cultos centralizam nos demônios, quanto mais demônio se manifestar no culto, para eles, mais poderoso é o culto. Também recebem um suposto espírito que derruba, grita, se descontrola, chora e perde a consciência e o identificam como o Espírito Santo. Dirão que você está possuído do demônio de alguma coisa e que precisa ir para sua igreja para ser libertado. Ou então, que você precisa ir lá para ter uma experiência com o Espírito Santo. Cuidado com este “espírito”, o Espírito Santo não derruba ninguém e sim levanta. 1Jo 4.1-5; 1Tm 4.1-2; 2Co 11.13-15; 1Co 10.15-22.

7. Materialismo – Existe o materialismo tradicional que prega que tem que aproveitar a vida, por que estamos limitados somente ao material. E existe o materialismo mais perigoso que prega que se você ofertar na igreja tal, com o tanto que lhe pedirem, (geralmente tudo que você tem), prosperará, em pouco tempo e terá tudo o que desejar na vida material, não terá mais miséria, nunca mais adoecerá e tudo só lhe irá bem, ou seja fazem uma barganha com Deus. 1Pe 2.1-3. Sl 37.25; Fp 4.11-14; 1Co 4.11; 2Co 11.27. Pv 23.4.

8. Politeísmo – Crê em vários deuses, geralmente acompanhado pela idolatria, fazem petições, reverenciam, veneram e adoram (mesmo que dizem que não) vários homens e mulheres que já morreram. Adoram um pedaço de pão em que, supostamente, com uma fórmula milagrosa, um homem cheio de pecado o transformou num Cristo inteiro. Ajoelhar-se, beijar, fazer oferendas, promessas, rezar, penitenciar-se e venerar qualquer coisa ou pessoa que não seja Deus é ser politeísta. Dirão a você que fora da igreja deles não há salvação. Dt 6.4,5; Ex 20.3-5; Mt 4.10.

9. Panteísmo –(Esoterismo) – Ensina que Deus é tudo e tudo é Deus. Deus é o universo e o universo é deus. Esta é uma ideia da nova era divulgada em nossos dias. Chamam a natureza de deusa ou mãe. Adoram tudo e até o homem deve ser adorado como um deus. Vêem um magnetismo na natureza. Dizem que certos lugares são mais magnetizadores e espirituais para cultuar a Deus, como, por exemplo, orar no monte, campina, lugares íngremes, rochas, lugares onde passou uma civilização antiga, na terra prometida, rio de água corrente, batizar no Jordão, no Nilo, usar óleo santo, água benta, sal benzido, pedrinhas da gruta, chás com propriedades miraculosas, comer bilhetinho com orações, etc. Jo 4. 20-24. – apela para o lado espiritual com rótulo científico Etc. Cl 2.2,3; 8-10; 18-23. Rm 1.18-32; Dt 4.19; 17.3; 2Rs 23.5 Is 47.8-14.

10. Exclusivismo – Pregam que somente eles podem conhecer a verdade ou interpreta-la. Que fora de seu seguimento não há salvação. Dizem ter a revelação especial de Deus, são a única igreja escolhida para a salvação dos homens ou que na cidade só pode ter uma igreja local: a deles, e as demais são seitas.

   Meus irmãos, sejam como os crentes de Beréia que eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque examinavam as Escrituras para ver  se as coisas eram de fato assim. At
"Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça e não com alimentos, pois nunca tiveram proveito os que com isto se preocuparam."
(Hb 13:9)
"Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência, que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade; pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado."
(1Tm 4:1-5)

"Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas."
(2Tm 4:2-4)

Muitos erram por não conhecerem as Escrituras e nem o poder de Deus. Jo
Que Deus vos esclareça e salve a aqueles que estão na dúvida: Jd

Nenhum comentário: