Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de maio de 2017

JÓ PERGUNTA: ONDE ESTÁ?


Introdução:

1.   As indagações de Jó são as mesmas indagações da sociedade em geral.

2.   Onde está? Uma pergunta que manifesta uma procura, uma insatisfação, uma busca por algo perdido ou desconhecido.

3.   Ainda existe muita ignorância ou crendices com relação a vida, a morte e a eternidade.

4.   O homem vive cego por satanás (2Co 4.4) Com relação ao real sentido da vida, a verdadeira felicidade, para onde ele vai e como chegar a Deus.

 

VEJAMOS ALGUMAS INDAGAÇÕES NO LIVRO DE JÓ

 

I - ONDE ESTÁ O HOMEM APÓS A MORTE?

(Jó  14:10)  O homem, porém, morre e fica prostrado; expira o homem e onde está?

1.   No velório indígena as mulheres clamam: Para onde você foi.

2.   E o meu pai e ao pai de meu pai foi para onde? Porque vocês não vieram antes.

3.   Só existem dois destinos eternos. Céu e inferno.

4.   (1Co 15:55)  Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?

5.   (Osé 13:14)  Eu os remirei do poder do inferno e os resgatarei da morte; onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua destruição? Meus olhos não vêem em mim arrependimento algum.

 

II - ONDE ESTÁ O PÃO?

(Jó  15:23)  Por pão anda vagueando, dizendo: Onde está? Bem sabe que o dia das trevas lhe está preparado, à mão.

1.   A Bíblia prevê tempos de fome, mas também de mesquinhez.

2.   Pv_11:26  Ao que retém o trigo, o povo o amaldiçoa, mas bênção haverá sobre a cabeça do seu vendedor.

3.   (Gn 4:9)  Disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?

4.   (Gn 18:9)  Então, lhe perguntaram: Sara, tua mulher, onde está? Ele respondeu: Está aí na tenda.

5.   Não ter furtes de fazer o bem a quem der direito...Lança teu pão sobre as águas e depois de muitos dias o acharás.

 

III - ONDE ESTÁ MINHA ESPERANÇA?

(Jó  17:15)  onde está, pois, a minha esperança? Sim, a minha esperança, quem a poderá ver?

1.   A esperança que se adia faz adoecer o coração.

2.   (2Pe 3:4)  e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.

3.   Ef_2:12  naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.

IV -  ONDE ESTÁ A GLÓRIA DO HOMEM?

Jó  20:5-7  o júbilo dos perversos é breve, e a alegria dos ímpios, momentânea?  (6)  Ainda que a sua presunção remonte aos céus, e a sua cabeça atinja as nuvens,  (7)  como o seu próprio esterco, apodrecerá para sempre; e os que o conheceram dirão: Onde está?

1.   1Pe 1:24  Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor;

2.   Jr 9:23-24  Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas;  (24)  mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.

 

V - ONDE ESTÁ A SABEDORIA?

(Jó  28:12)  Mas onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar do entendimento?

(Jó  28:20)  Donde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar do entendimento?

1.   Pv 1:7  O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.

2.   (Jr 17:15)  Eis que eles me dizem: Onde está a palavra do SENHOR? Que se cumpra!

3.   (1Co 1:20)  Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo?

 

 

VI - ONDE ESTÁ DEUS?

(Jó  35:10)  Mas ninguém diz: Onde está Deus, que me fez, que inspira canções de louvor durante a noite,

1.   (Slm 42:3)  As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está?

2.   (Sl 42:10)  Esmigalham-se-me os ossos, quando os meus adversários me insultam, dizendo e dizendo: O teu Deus, onde está?

3.   (Sl 79:10)  Por que diriam as nações: Onde está o seu Deus? Seja, à nossa vista, manifesta entre as nações a vingança do sangue que dos teus servos é derramado.

4.    (Lc 8:25)  Então, lhes disse: Onde está a vossa fé? Eles, possuídos de temor e admiração, diziam uns aos outros: Quem é este que até aos ventos e às ondas repreende, e lhe obedecem?

 

VII - ONDE ESTÁ O CAMINHO PARA A MORADA DA LUZ?

(Jó  38:19)  Onde está o caminho para a morada da luz? E, quanto às trevas, onde é o seu lugar,

(Mal 1:6)  O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? -- diz o SENHOR dos Exércitos a vós outros, ó sacerdotes que desprezais o meu nome. Vós dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome?

1.   Jesus é o caminho. JO 14.6

2.   Jesus é a Luz do mundo. Jo 8.12

3.   Jesus é a porta. Jo 10.9

 

Conclusão:

(Jr 13:20)  Levantai os olhos e vede os que vêm do Norte; onde está o rebanho que te foi confiado, o teu lindo rebanho?

Nenhum comentário: