Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de maio de 2017

AS ESCRITURAS SAGRADAS


Amortecimento, vidas vazias, palestras sem conteúdo, vidas cristãs destruídas e igrejas apostatando. No lugar dos cultos racionais de adoração e exaltação a Deus, espetáculos bizarros que centralizam no homem e nas práticas carnais. Qual seria a causa de tudo isso? Creio eu, um afastamento das Escrituras Sagradas. Vivemos na época do show gospel, da profissionalização dos ministérios eclesiásticos, da negociação das bênçãos divinas e privatização da fé, mas onde está mesmo o conteúdo da fé? Sumiu do mercado, aliás, das igrejas.

Como tirar o máximo de proveito das Escrituras Sagradas nas pregações, na leitura individual, nos estudos bíblicos, etc.

Didática:
A cada estudo a jarra vai enchendo até trasbordar.
 
“A Palavra de Deus vos afastará do pecado ou o pecado vos afastará da Palavra de Deus”
 
I - Ouvindo a Palavra de Deus
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.” (Apocalipse 2:7)
 
A expressão; “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”, aparece sete vezes no livro de Apocalipse. E uma vez somente quem tem ouvidos ouça. (Ap 2:7 Ap 2:11 Ap 2:17 Ap 2:29  Ap 3:6  Ap 3:13  Ap 3:22  Ap 13:9) .
 “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.” (2Tm 4:3,4)
 “Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.” (Eclesiastes 5:1)
 
RESISTA AS INTERFERÊNCIAS
Cochichos e beliscos. (Sentem comichão na língua e insistem em conversar durante os cultos).
Os roedores de igreja. Insistem em mastigar alguma coisa durante os cultos. (Barulho de papel de bala).
Os adorares nômades – Não conseguem ficar parados num lugar. Andam o culto inteiro.
Celular, se você não desligá-lo, ele desligará você. Só atenda durante o culto se o próprio Deus ligar para você.
Os ruídos externos.
Sentar-se mais perto do som ou do pregador, talvez seja uma solução.
Desfaça-se de todo PRECONCEITO; D ANTAGONISMO e suas JUSTIFICATIVAS.
 
OUÇA COM O CORAÇÃO, COM HUMILDADE E TEMOR
PEÇA ILUMINAÇÃO DO SENHOR, OUÇA COM FÉ
“Porque também a nós foram anunciadas as Boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.” (Hebreus 4:2)
 
QUEM É DE DEUS OUVE A PALAVRA DE DEUS
“Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus.” (João 8:47)
“Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.” (1 João 4:6)
 
II - Lendo a Palavra de Deus
Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. 1 Timóteo 4:13
George Muller disse: - “O vigor de nossa vida espiritual está na proporção exata do lugar que a Bíblia ocupa em nossa vida e em nossos pensamentos”. Faço esta declaração, solenemente, baseado na experiência de 54 anos. Nos primeiros três anos após minha conversão, negligenciei a Palavra de Deus. Desde que comecei a pesquisá-la diligentemente, tenho sido maravilhosamente abençoado. Já li a Bíblia toda, cem vezes, e sempre com maior deleite. Cada vez se me apresenta (como) um livro novo. Grande tem sido a benção recebida do seu estudo seguido, diligente e cotidiano. Considero perdido o dia em que não me detive a meditá-la.
Deuteronômio 31:11  quando todo o Israel vier a comparecer perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que este escolher, lerás esta lei diante de todo o Israel.
Neemias 8:8  Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia.
Neemias 9:3  Levantando-se no seu lugar, leram no Livro da Lei do SENHOR, seu Deus, uma quarta parte do dia; em outra quarta parte dele fizeram confissão e adoraram o SENHOR, seu Deus.
Marcando textos-
Sublinhe pinte ou marque os versículos chaves que julgar importante. Servem para uma melhor localização.
Se preferir use cores variadas para temas variados. Ex. Salvação, Santidade e Serviço. SSS.
Quando a Bíblia foi dividida em capítulos e por quem? A Bíblia Sagrada foi dividida em capítulos no século XIII (entre 1234 e 1242), pelo teólogo Stephen Langhton, então Bispo de Canterbury, na Inglaterra, e professor da Universidade de Paris, na França.
Quando a Bíblia foi dividida em versículos e por quem? A divisão do Antigo Testamento em versículos foi estabelecida por estudiosos judeus das Escrituras Sagradas, chamados de massoretas. Foram eles que, entre os séculos IX e X primeiro dividiram o texto hebraico (do Antigo Testamento) em versículos. Influenciado pelo trabalho dos massoretas no Antigo Testamento, um impressor francês chamado Robert d’Etiénne, dividiu o Novo Testamento em versículos no ano de 1551. D ‘Etiénne morava então em Gênova, na Itália.
A primeira Bíblia a ser publicada incluindo integralmente a divisão de capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, lançada em 1560, na Suiça. Os primeiros editores da Bíblia de Genebra optaram pelos capítulos e versículos vendo nisto grande utilidade para a memorização,
Qual o maior capítulo da Bíblia? O maior capítulo da Bíblia é o Salmo 119, com 176 versículos.
Qual o menor capítulo da Bíblia? O menor capítulo da Bíblia é o Salmo 117, com 2 versículos apenas.
Leitura de Gn a Ap – Para fazê-la em um ano leia em média 4 capítulos diários (dependendo do tamanho do capitulo).
Habacuque 2:2  O SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo.
 
III - Estudando a Palavra de Deus
Atos 17:11  Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.
É importante examinarmos as Escrituras para não sermos levados por todo o vento de doutrina. Ef 1.14
O mandamento bíblico: 2Tm 2.15 e
1 Pedro 3:15 “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós,”
 
IV - Decorando a Palavra de Deus
De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.  De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos.  Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. (Salmos 119: 9-11)
Quantos textos bíblicos você pode citar décor com sua referência?
3489
Escreva o versículo a ser decorado em pequenos cartões que poderão ser carregados com facilidade.
           
V - Meditando na Palavra de Deus
“Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto.” 1 Timóteo 4:15 
O que meditação não é: Não êxtase, não é levitar a alma, não é mistificar o universo espiritual, não é colocar a mente em estado alfa, não é abrir a mente para que poderes sobrenaturais emanem.
Definição: De uma forma racional, Elevar seus pensamentos a Deus e sua Palavra em todas as situações de sua vida. Refletir em sua vida à luz da Mensagem Pura do Evangelho de Deus. É pedir que Deus lhe mostre o que está errado, onde tenho falhado, o que preciso melhorar, é buscar se adequar ou ornar com a sua Santa Palavra.
1 Crônicas 28:9 “Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre.”
Jeremias 17:10 “Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.”
Salmos 1:2-3  - “Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.”
Salmos 119:148  Os meus olhos antecipam-se às vigílias noturnas, para que eu medite nas tuas palavras.
Salmos 19:14  As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!
 
VI - Praticando a Palavra de Deus
Mateus 7:24  Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;
Mateus 7:26  E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;
Hebreus 5:14  Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.
Lucas 8:21  Ele, porém, lhes respondeu: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam.
João 13:17  Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.
Hebreus 13:16  Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz.
Apocalipse 2:5  Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
 
 
VII - Falando da Palavra de Deus
Falar é o transbordar da jarra. Ou seja todo o crente tem que deixar fluir do seu interior os rios divinos.
Atos 18:9 “Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales;”
Jo 4:14  “aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.”
Isaías 58:11 “O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.”
Também ver Josué 1.8.
Jesus na sua oração intercessora, orou também por aqueles que viriam a crer mais tarde, por meio da Palavra (Jô 17). A pregação só é poderosa se fundamentada, alicerçada e centralizada na exposição da Palavra de Deus. As obras que a Palavra realiza no coração do pecador coincidentemente são as mesmas que o Espírito Santo realiza no coração do pecador.
A Palavra de Deus nos dá poder para evangelizar. “16  Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; 17  visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.” (Romanos 1:16-17)
A Palavra nos equipa para o trabalho. “ Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Timóteo 2:15 RA)
A Palavra de Deus é viva e convence o pecador. “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hebreus 4:12 RA)
A Palavra de Deus regenera o pecador. pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.” (1 Pedro 1:23 RA)