Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de maio de 2017

PACIFICADORES


“A sétima Bem-aventurança”

 

Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.(Mt 5:9) 

 

Introdução:

1.       “Pacificador” não é o mesmo que manter a paz e sim aquele que produz a paz.

2.      “Pacificador” não é o mesmo que empurrar os conflitos para baixo do tapete evitando questões conflitantes.

3.      “Pacificador” não é o mesmo que evitar pessoas conflitantes ou antagônicas e polêmicas, isto é “manutenção da paz”.

4.      Paulo nos diz: Se possível quando depender de vós, tende paz com todos os homens”. Rm 12.18.

5.   (2Tm 2:14)  Recomenda estas coisas. Dá testemunho solene a todos perante Deus, para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, exceto para a subversão dos ouvintes.

6.   PACIFICAR é reconciliar duas partes que estão em conflito. É consertar relacionamentos quebrados; é fazer com que dois lados em guerra cheguem a um acordo de paz. É a capacidade de colocar um ponto final em uma controvérsia entre duas partes que estão desacordo.

7.   PACIFICAR é levar o homem sem Cristo a reconciliar com Deus. A melhor forma de reconciliar dois inimigos é leva-los aos pés de Cristo.

8.     JESUS É NOSSO PACIFICADOR:

Ef 2:13-14  Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.  (14)  Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade,

Rom 5:1-2  Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;  (2)  por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.

Rom 5:11  e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.

9.      O Cristão tem um ministério de reconciliação.

2Co 5:17-20  E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.  (18)  Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,  (19)  a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.  (20)  De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.

10.       PONTES OU MUROS: “Querendo ou não a nossa vida está sempre construindo pontes ou muros. O filho rebelde e o irmão carpinteiro.

11.       Jesus na sétima Bem-aventurança, no seu sermão da montanha enfatiza: Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.(Mt 5:9) 

12.       Chamados “Filhos de Deus”, não trata da mesma regeneração de Jo 1.12 que é consequência de crer em Cristo; mas de uma expressão hebraica que se refere a uma identificação com Cristo. Jesus Cristo foi um pacificador eu também devo ser.

13.       Alguns exemplos das Escrituras de pacificadores:

Abraão - Gên 13:7-9  Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló. Nesse tempo os cananeus e os ferezeus habitavam essa terra.  (8)  Disse Abrão a Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados.  (9)  Acaso, não está diante de ti toda a terra? Peço-te que te apartes de mim; se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para a esquerda.

Abigail, não deixou Davi fazer justiça com as próprias mãos.

Timóteo - Flp 4:2-3  Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor.  (3)  A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.

14.       Todo evangelista é um pacificador porque leva as almas pecadoras a reconciliar com Deus.  -O maior reconciliador da Bíblia foi o Apostolo Paulo.

 

ST: TRES SINAIS DE UM PACIFICADOR:

 

I – AMOR POR CRISTO

2Co 5:14-15  Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram.  (15)  E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

Joã_14:21  Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.

Joã_15:10  Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.

II – AMOR PELO PRÓXIMO

Rom 9:2-3  tenho grande tristeza e incessante dor no coração;  (3)  porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne.

Rom 10:1  Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos.

Mat 22:39  O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

 

III – AMOR PELA PAZ

Slm 120:5-7  Ai de mim, que peregrino em Meseque e habito nas tendas de Quedar.  (6)  Já há tempo demais que habito com os que odeiam a paz.  (7)  Sou pela paz; quando, porém, eu falo, eles teimam pela guerra.

Slm 122:6-8  Orai pela paz de Jerusalém! Sejam prósperos os que te amam.  (7)  Reine paz dentro de teus muros e prosperidade nos teus palácios.  (8)  Por amor dos meus irmãos e amigos, eu peço: haja paz em ti!

Efs 6:15  Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;

 

Conclusão:

Em uma igreja no interior do ES, Havia uma contenda entre duas famílias, uma queria excluir a outra. O irmão Agripino (nome fictício) , foi na casa de cada irmão amargurado aconselhando para que desistisse da contenda e perdoassem uns aos outros. Enquanto o grupo rebelde visitava falando mal um do outro ele falava de bem e de paz.

Nenhum comentário: